2Via SIMAE Capinzal e Ouro-SC - Conta de Água


Com um sistema online semelhante ao do SEMAIS Canelinha, o Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto de Capinzal e Ouro (SIMAE), em Santa Catarina, também disponibiliza Agência Virtual para consultar e gerar boleto da segunda via. Para acessar o sistema você deve informar o Código da Ligação (SEM O DÍGITO) e o Nº do seu CPF ou CNPJ (no caso da ligação estar em nome de pessoa jurídica).

SIMAE: confira como consultar fatura e tirar boleto 2Via SIMAE
SIMAE: confira como consultar fatura e tirar boleto 2Via SIMAE

Passo 01
Acesse a página oficial do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto de Capinzal e Ouro (SIMAE) e busque pela opção "Agência Virtual" ou "Segunda Via da Fatura". 


Passo 02
O próximo passo é informar os dados solicitados para ter acesso ao painel de serviços online do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto de Capinzal e Ouro (SIMAE). A Agência Virtual oferece:

  • Simulação de Fatura;
  • 2ª Via de Fatura;
  • Extrato de Débitos;
  • Declaração de Quitação;
  • Tabela de Tarifas;
  • Informações Cadastrais e outros.

Caso você ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário abaixo ou busque atendimento junto ao Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto de Capinzal e Ouro (SIMAE). 

HISTÓRIA DO SIMAE
Anteriormente a instituição do SIMAE, a área urbana dos municípios de Capinzal e Ouro era abastecida por 3 poços com profundidades de 78, 120 e 90 metros, produzindo cerca de 2.800, 2.000 e 800 litros de água/hora, respectivamente. O primeiro poço abastecia 4 residências e era de propriedade particular. O segundo poço era utilizado no Educandário das Irmãs Servas de Maria Reparadoras, hoje Colégio Estadual Mater Dolorum e Hospital Nossa Senhora das Dores, e o terceiro poço abastecia cerca de 3 residências. O restante da população era abastecida pela água proveniente de poços rasos, fontes e córregos d’água.

Objetivando o abastecimento à população dos municípios com água potável, a Fundação de Serviço Especial da Saúde Pública, Fundação SESP, por meio da Diretoria Regional de Engenharia Sanitária do Sul, foi procurada pelos então prefeitos de Capinzal e Ouro e demais lideranças, para solucionar o problema de falta de água potável, tendo em vista que a maioria da população se abastecia de águas de poços rasos e vertentes.

O primeiro projeto foi elaborado em 1959 e tinha como objetivo atender, à época, 2.500 pessoas na área central dos municípios de Capinzal e Ouro. O projeto foi paralisado e retomado 12 anos mais tarde, com a implantação do sistema de captação, adução, tratamento e distribuição de água, abastecendo inicialmente 3.000 pessoas.

Com o intuito de solucionar problemas de abastecimento de água nos municípios, foi instituído o SIMAE (Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto), Autarquia Intermunicipal, responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto nos dois municípios. A Autarquia foi criada em fevereiro de 1972, através das Leis nº 654 e nº 179, de Capinzal e Ouro, respectivamente. Os serviços relacionados ao abastecimento de água entraram em operação oficialmente em abril de 1974. A estação de tratamento de água foi construída no período de 1972 a 1974, juntamente com o primeiro reservatório de água tratada, com capacidade para 400 m³ de água. O projeto inicial da Estação de Tratamento de Água (ETA), era para uma produção (tratamento) de 25 litros/segundo de água.

Posteriormente, foi construído um segundo reservatório com a mesma capacidade ao lado do reservatório já existente. A água tratada era distribuída na parte central das cidades de Capinzal e Ouro. Com o crescimento das cidades e levando-se em conta o relevo da região, fez-se necessária a ampliação do sistema de distribuição com a construção de diversos sistemas de recalque de água, compostos de casa de bombas e reservatórios, em diversos bairros (loteamentos) dos municípios de Capinzal e Ouro.

Atualmente a capacidade máxima da Estação de Tratamento de Água é de 90 litros/segundo, estando no momento com uma operação de 75 litros/segundo, tendo como manancial para captação da água o Rio do Peixe.

Inicialmente, a estrutura administrativa da Autarquia, começou a funcionar em sala anexa a prefeitura municipal de Capinzal. Posteriormente transferiu-se para uma sala alugada, situada na Rua José Zortéa. No ano de 1990, foi construída a sede administrativa própria da Autarquia, na Rua Domingos Omizollo, no imóvel onde se encontrava a ETA (estação de tratamento de água), sede atual da Autarquia.

Com o passar do tempo, o SIMAE passou por diversas transformações e dificuldades. Como destaque de dificuldades podemos destacar a época que a Autarquia não possuía nenhum veiculo para transporte de pessoal, equipamentos e materiais, sendo que os servidores, quando da necessidade de deslocamento para efetuar consertos de vazamentos e demais serviços, utilizam-se de bicicletas ou se deslocavam á pé, levando o material e ferramentas de trabalho nas costas. O local onde abrigava o escritório e almoxarifados eram pequenos e dificultava os trabalhos. Outra marcante dificuldade enfrentada, foi a enchente que atingiu a captação principal junto ao Rio do Peixe, ocasião em que o prédio da captação foi totalmente destruído, sendo necessário a construção de um prédio novo.

Porém, as dificuldades foram superadas uma a uma e hoje o SIMAE tem considerável estrutura física, com equipamentos de qualidade e com um quadro de pessoal qualificado, atendendo às necessidades para a prestação de um serviço de qualidade aos seus usuários consumidores.

O SIMAE possui rede de distribuição de água potável em 100% do perímetro urbano dos municípios de Capinzal e Ouro. Além do abastecimento na área urbana e arredores, o SIMAE atende as localidades de Distrito de Alto Alegre, Barro Preto, Capitel Santo Antônio, Lindenberg, Vidal Ramos e Vila União, no município de Capinzal, e o Distrito de Santa Lúcia, no município de Ouro.

O SIMAE vem atuando também na coleta, transporte, tratamento e destino adequado do esgoto produzido em parte dos municípios de Capinzal e Ouro. Os trabalhos na área de esgoto iniciaram no ano de 2007, sendo que a Direção, a equipe técnica do SIMAE, juntamente com a FUNASA, começaram os trabalhos relacionados a implantação dos sistema de esgotamento Sanitário, com a contratação do projeto técnico executivo. De posse do projeto os municípios, juntamente com a Autarquia, pleitearam e obtiveram recursos junto a FUNASA, dando início às obras de implantação do sistema de esgotamento Sanitário.

Em 2012 ocorreu a implantação das primeiras redes de coleta de esgoto sanitário e a instalação da primeira Estação de Tratamento de Esgoto no loteamento Novo Horizonte que entrou em operação em 2013. Logo em seguida, foram implantadas as redes de esgotamento sanitário na Área Central juntamente com a segunda Estação de Tratamento de Esgoto. 

As informações são do https://simaecao.sc.gov.br/empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar sua dúvida, sugestão ou elogio.

É responsabilidade do consumidor conferir os dados antes de efetuar pagamento e buscar ajuda junto ao órgão competente.
2Via Online - Guia para GERAR BOLETOS
© Copyright 2014 - 2020
Política de Privacidade
Sobre Nós